Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Dicas Importantes

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
Grillo
O céu é o limite
O céu é o limite
Contato:

Dicas Importantes

Mensagempor Grillo » 02 Jul 2010 07:11

MANUTENÇÃO DA MOTO Fonte ( http://www.giramundomc.com.br/paginas/m ... o_moto.htm )

LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE
Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que têm eixo cardam!

CALIBRAGEM DOS PNEUS
Manter a calibragem dos pneus correta pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir reto". As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente).

OBS: O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar a calibragem em até 8 libras, isto significa que um pneu calibrado frio e usado em condições quentes como uma viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode chegar a 48 libras, deixando seu pneu muito duro, perdendo sua aderência quando você mais precisa, nas curvas. Já o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o traseiro, pois seu volume cúbico é menor. Se você preferir utilize Nitrogênio para calibrar, pois ele tem um ponto de dilatação mais elevado e isto mantém mais estável a calibragem. Resumindo, quando você for andar na cidade, calibre no máximo, mas quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para menos, mantendo a melhor performance dos seus pneus.

TROCA DOS PNEUS
Quando você for trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos: Procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembre que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e estará limpo, a areia funcionará como lixa. Quando trocar? Geralmente os pneus originais agüentam em torno de 10.000 km nas esportivas e 12.000 km nas custons, mas independente disso se você perceber que os pneus estão quase sem friso na faixa central, não hesite, troque-os. Outra maneira é se caso você começar a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em curvas, examine primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus. Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa.

PARAFUSOS EM GERAL
Sempre que lembrar, dê uma geral nos parafusos de carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto pelo motor quanto pelo tipo de calçamento afrouxam sistematicamente os parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.

ÓLEO LUBRIFICANTE
Todas as fábricas não recomendam o uso de óleos sintéticos, pois você acaba só completando e raramente troca. Uma manutenção ideal é aquela em que você troca de óleo a cada 3.000 km e filtro a cada 6.000 km. As motos que andam em alto giro, quebram mais rapidamente as moléculas do óleo e por isso ele afina rápido, tornando necessário sua substituição. (entenda-se giro alto como 6.000 a 14.500 rpm). O mais recomendado para altos giros é o 20/40 e nas motos que andam com giro mais baixo pode-se usar até o 20/50 o mesmo usado nos carros em geral. Controle sempre o nível do óleo e acompanhe o "som do motor" ele revela muita coisa para você, as vezes você percebe o nível baixo do óleo pelo barulho excessivo das engrenagens, algo distinto do que você acostumou a ouvir.

GASOLINA NO TANQUE
Os mecânicos de competição no Brasil, recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um ou dois tanques de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. Manter o tanque sempre cheio evita que se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no tanque provocando oxidação das partes móveis de bomba, carburador, etc. Por isso, mantenha sempre o tanque o mais cheio possível o que evita também que a bomba receba sujeira ou água. Já que a água é mais pesada que a gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e quando você anda muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo!

BATERIA
Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria, mas se caso sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o farol enfraquece em marcha lenta, pisca junto com a sinaleira ou acende quando você acelera, pode procurar um posto e completar o nível da solução. Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois essas motos sem pedal de arranque são pesadas para empurrar mais de uma vez!

OBS: Se você for viajar e deixar a moto muitos dias sem ligar, desligue o polo (-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível descarga da bateria.

MOTO NO DESCANSO CENTRAL
As motos com motor em linha, (cilindros um ao lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para manter a equalização dos carburadores, pois quando a moto está no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros. Caso a sua moto for ficar mais de três ou quatro dias sem funcionar, opte por usar o cavalete central, nos casos de esportivas que não possuem este, compre um cavalete de oficina que suspende a roda traseira.
CAPA DA MOTO: JAMAIS COLOQUE A CAPA QUANDO A MOTO ESTIVER COM O MOTOR AINDA QUENTE! Além do risco de incêndio por tocar partes super aquecidas, ainda há o fato da capa fazer a moto suar, e com o tempo oxidar partes metálicas.

Ex CB 400
Ex Dt 180 trilha
Ex CBR 450
Ex CBX 750F Magia negra
Atual CBX 750F HOLLYWOOD. Sonho realizado.
Grillo Membro 361

Grillo
O céu é o limite
O céu é o limite
Contato:

Re: Dicas Importantes

Mensagempor Grillo » 06 Jul 2010 12:29

Pessoal, parece balela mas isso funciona na pratica, sempre deixei a minha no pé lateral ( sou forte d+ pra colocar no pé central :mrgreen: ) e ela sempre quando ia funcionar não tinha um funcinamento redondo e após começar a deixar ela no pé central percebi uma mudança no sincronismo do funcionamento.
MOTO NO DESCANSO CENTRAL
As motos com motor em linha, (cilindros um ao lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para manter a equalização dos carburadores,

Ex CB 400
Ex Dt 180 trilha
Ex CBR 450
Ex CBX 750F Magia negra
Atual CBX 750F HOLLYWOOD. Sonho realizado.
Grillo Membro 361

Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
Contato:

Mensagempor Marsal » 07 Jul 2010 09:35

Grande Grillo

Essas medidas para manter a moto sempre tranquila são simples e muito eficazes, essa do descanso central meu mecânico que sempre me falou para deixar a moto nele, para ter um bom funcionamento e deixar os buras com a equalização boa, é simples e muito boa essa medida.

E para quem costuma deixar a moto muito tempo parada, algo que me ensinaram e realmente deu certo, deixar a moto no cavalete central apoiado em uma ripa de madeira, ajuda a não descarregar a bateria, deixei minha galo assim por um mês (estava viajando) e quando retornei bati na ignição e a Galo pegou de primeira.

Abraços

Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Rezende
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Rezende » 12 Jul 2010 08:02

Belas dicas Grilo... valeu.

REZENDE
Magia Negra – Nêga Véia

Genovezzi
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Moto Atual: Midnight Star XVS 950
Contato:

Mensagempor Genovezzi » 12 Jul 2010 21:55

q
Marsal escreveu:Grande Grillo

Essas medidas para manter a moto sempre tranquila são simples e muito eficazes, essa do descanso central meu mecânico que sempre me falou para deixar a moto nele, para ter um bom funcionamento e deixar os buras com a equalização boa, é simples e muito boa essa medida.

E para quem costuma deixar a moto muito tempo parada, algo que me ensinaram e realmente deu certo, deixar a moto no cavalete central apoiado em uma ripa de madeira, ajuda a não descarregar a bateria, deixei minha galo assim por um mês (estava viajando) e quando retornei bati na ignição e a Galo pegou de primeira.

Abraços

Eu sempre ficava com a moto parada por 15 / 20 ou até 45 dias, sempre deixava parada sobre o cavalete central, nunca tive problema para funcionar a moto apos varios dias, teve uma vez que ficou mais de 70 dias parada, sem nem colocar as chaves no contato.

Abs.

Renato Genovezzi

Cegezeiro, Duzenteiro e finalmente, GALEIRO !!!!!!!! (Galeiro de Coração) !!!!!!!!
Agora (Midnight Star XVS 950).

Nº 727

Galo da Madrugada
Moderador
Moderador
Moto Atual: Holly TL
Contato:

Mensagempor Galo da Madrugada » 14 Jul 2010 02:59

Legal as dicas Grillo...Vou ter que comprar um cavalete de Oficina...pois minha galo não tem o cavalete central!!! Devido a largura da roda traseira...Abraço

Fui Treinado pra isso

Ale 750
Sei tudo e mais um pouco
Sei tudo e mais um pouco
Contato:

Mensagempor Ale 750 » 22 Ago 2010 22:46

Valeu pelas dicas irmão...

Abraço!

Alexandre - Ijuí, RS
"Raça por opção!"

LUCIMAR
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Contato:

Mensagempor LUCIMAR » 15 Nov 2010 16:02

OLÁ

GRANDES DICAS PRINCIPALMENTE A DESCANSO CENTRAL QUE EU NÃO SABIA.

E AQUELA DE COBRIR A MOTO SÓ DEPOIS QUE ELA ESFRIAR MUITO IMPORTANTE.

OBRIGADO

ABRAÇOS A TODOS.

CBX 750 F 88 OU BROOKE SHIELDS COMO FOI APELIDADA
Dores do Indaiá - MG

Kelven
Sei tudo e mais um pouco
Sei tudo e mais um pouco
Moto Atual: CBX 750F Rothmans
Contato:

Mensagempor Kelven » 15 Nov 2010 19:35

Valeu Grillo,

é sempre bom ler e relembrar de detalhes que acabam passando despercebidos.

abraço!!

Kelven_FB
CBX 750 Rothmans
kelvenmarcello@hotmail.com

Leandro 4Galo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Contato:

Mensagempor Leandro 4Galo » 15 Nov 2010 23:09

Gostei também das dicas...,imprimi e depois vou ler com mais atenção aos detalhes..., muito bom Grillo.... ;;

Montado na Cbzona, mas sangue de Galeiro.

michell
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Contato:

Mensagempor michell » 24 Nov 2010 17:33

Grillo escreveu:Pessoal, parece balela mas isso funciona na pratica, sempre deixei a minha no pé lateral ( sou forte d+ pra colocar no pé central :mrgreen: ) e ela sempre quando ia funcionar não tinha um funcinamento redondo e após começar a deixar ela no pé central percebi uma mudança no sincronismo do funcionamento.
MOTO NO DESCANSO CENTRAL
As motos com motor em linha, (cilindros um ao lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para manter a equalização dos carburadores,

grilo nao sei se realmente isso realmente e assim pois sou leigo no assunto + meu mecanico me orientou a colocar no descanso central tbem pelo motivo dos tuchos , dizendo ele q ela ficando no lateral o oleo pende se pro lado esquerdo deixando os tuchos direitos vazios e qdo da partida eles aindam precisam carregar de oleo e com tempo os tuchos começam a bater , ele ainda disse q sempre começa a bater tucho sempre da direita pra esquerda , sera ? abraçao a todos ........

Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”