Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Quando e como viajar???

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Quando e como viajar???

Mensagempor ary silva » 11 Mar 2008 13:04

Galeirada, baseado nos acontecimentos que tive contato e fiquei sabendo lendo os relatos nos tópicos, hummmmmmmm daíiiiiiiiiiiiiiiiiiii eu pensei!
Entendo que em algumas ocorrências é a pura falta de conhecimento dos Galeiros de suas maquinas, ou por descuido ( relaxo ) ou pela simples tranqüilidade dos mesmos.
Quando falo com alguns motociclistas experientes sobre viagens longas, percebo que todos ao longo das ocorrências vão acumulando estes dados e fazem um planejamento para que se algo ocorrer isto não atrapalhe ou impossibilite a viagem.
Desculpem, mas entendo que é muito despreparo ou irresponsabilidade alguém se comprometer a andar num final de semana +/- 900 km se não anda esta distancia nem durante um mês, também acho muita displicência a pessoa andar sem nenhuma ferramenta ( nem as básicas ), e o que é pior sem o menor conhecimento do que fazer em casos de uma pane.
Vejo motos com o sistema de freio ( pastilhas no fim da vida ), falta de parafusos, pneus carecas, falta de óleo, relatos de embreagem patinando, carburados falhando, e etc, digo isto devido às muitas ocorrências ao longo de varias viagens, onde o total despreparo de alguns afeta o passeio do grupo.
Entendo que para fazer longas viagens o motociclista deva se preocupar mais, e ter consigo um kit que assegure pelo menos uma forma de sair do local sem depender inteiramente dos outros; Não quero com isso dizer que temos que ser individualistas do tipo ( o cara quebrou que se f.. da), não é isso, mas sim que temos que ser preventivos e não prevenidos.
Lembro o postulado da lei de MURPHY que diz “ SE EXISTI A POSSIBILIDADE DE ALGO ERRADO ACONTECER, ENTÃO VAI ACONTECER”, portanto devemos ter no grupo um kit onde os itens abaixo sejam requisitos básicos, e que façam parte da bagagem não de um só, mas do grupo para que isto possa ser utilizado para socorrer quem necessitar.
Portanto Galeiros temos que fazer um trabalho de prevenção em nossas motos ( que não são novas), mantendo sempre no melhor estado possível, e ter com objetivo ir e voltar.
Mas em casos inesperados termos as condições básicas para efetuarmos os reparos e sairmos do local com tranqüilidade e segurança.
Outro ponto que quero abordar é o fator ri timo da viagem, em um grupo que vai se formando ao longo da viagem, temos pessoa com uma tocada diferente o que causa dispersão do grupo, as pessoas que compõem o grupo devem manter uma velocidade média adequada para evitar o famoso, anda e espera os demais sem perder o contato visual ( que não pode ser inferior a 50m ).
De quem é a preocupação de controlar o grupo? Entendo que se isto não foi acertado é difícil fazer este controle, e acaba dispersando o grupo e causando a divisão do grupo em caso de quebra de algum membro pela dificuldade de retorno.
Portanto abro este tópico e espero com isso que questões sejam abordadas e possamos criar um método preventivo que evite os transtornos que isto causa em uma viagem.

Kit necessário para reparos eventuais:

Fita isolante.
Pedaço de 1m de arame.
Fusíveis sobressalentes. =+ Esquema elétrico.
Um 1 m de fio para emendar ou fazer reparos no sistema elétrico.
Uma vela ou velas sobressalentes.
Jogo de ferramentas básico.
Um metro de mangueira para possibilitar a transferência de gasolina de uma moto p/ outra.
Um tubo de liquido Tyrepand para reparo de pneus ( quem tem moto com câmera levar uma de reserva e jogo de reparos a frio ).
Para pneus sem câmera levar um bico sobressalente, e um kit para reparos de furos.
Para quem tem moto com consumo de óleo elevado, levar 0,5 l de óleo para uma emergência.

Casos inusitados ocorridos no 3º Barreado
Uma vela de chevete e um Terceiros machos 14,5 mm assim como haste própria para o vira macho.
Rolamentos da roda para galo e para as milas!!
Guia pratico de como rodar em estradas esburacadas ( desviar de buracos e saber aliviar a moto em caso inevitável de impacto).
Convidar sempre um Galeiro com conhecimentos mecânicos ( CABELO ), isso já resolve 80% dos problemas, mas sem ferramentas ou outros itens é impossível ate para ele arrumar.

Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Vitaum
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Contato:

Re: Quando e como viajar???

Mensagempor Vitaum » 11 Mar 2008 16:54

Arytcha,

Boa idéia esse tópico.
Vamos postando as sugestões...
[]s

Vitaum
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.

André
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor André » 11 Mar 2008 20:38

Ary, concordo plenamente com tudo que voce relatou. Pelo menos um kit de ferramentas que vem na propria moto todos deveriam ter. Mas nem isso a maioria tem.
Só nao obrigue as pessoas a terem o conhecimento que voce e o Cabelo tem!! Ai a coisa fica preta!! Mas o basico todos que se propoem a rodar pra outro estado deveriam saber!!!

Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Contato:

Mensagempor Sergio Pretto » 11 Mar 2008 21:06

Acho boa a idéia do kit básico.
Quanto à mecânica, não sei nem tirar o peso do guidão (1 parafuso só), e não me envergonho disso.
Se acontecer algum problema com a minha moto, caso algum dos amigos não consiga ajudar, imediatamente chamaria um guincho para não atrasar a viagem de mais ninguém.
Porisso mesmo, sempre viajo num ritmo mais ameno e aproveito para comboiar o Odair, hehehehe, o cara vai numa média de 100/110 e eu vou ao seu lado, não tenho pique/coragem de acompanhar a galera que viaja o tempo todo a 160/180 por hora . . .
Fico fascinado com o conhecimento de alguns de vocês, os caras desmontam a moto em 5 minutos na beira da estrada, dá até medo (e montam tudinho, sem sobrar nenhuma arruela, hehehehehe).
As sugestões são boas, acho só que o nobre amigo "carregou um pouco demais nas tintas", hehehehehe.
Mas entendo esse lado da preocupação com o grupo, acho válido.

P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Assis
Ninguém me segura
Ninguém me segura

Mensagempor Assis » 11 Mar 2008 22:36

Chefinho Pretto :D boa noite! Entendo sua preocupação, sei que ninguém quer ver a Galo quebrada no caminho de uma viagem extensa, mas o emprevisto nos ronda, ainda mais para nós que somos proprietários de senhoras motos, a minha Galo por exemplo tem nada mais, nada menos que 20 anos de estrada, nem sei quantos foram os donos dela, mas de uma coisa eu sei, sempre estou encima de qualquer probleminha que começa aparecer, tiro uma base de peças que sempre trocamos pelo desgaste natural do uso, porém temos peças na moto que não desgastam, mais podem se quebrar, eu não tenho o kit de ferramante original mas carrego um que é semelhante como o tal, na minha viagem para Minas Gerais(sozinho) em 2006, eu , além de levar o kit, levei mais um tantão de ferramentas(arame, velas,fita adesiva) até duas chaves combinadas enormes para remoção(se necessário!) da roda traseira. Do meu ponto de vista viajar em grupo é muito ótimo, justamente em casos de um problema inesperado, sempre tem alguem que pode ajudar, também não sou nenhum experte em mecânica da Galo, mas sou sincero, muito do que sei hoje devo aos irmãos Galeiros e suas experiências, acho que um kitzinho básico ajuda até aquele que quer nos ajudar, esse kit deveria ser obrigatório!! Espero ter contribuido com minha parcela e me desculpem caso tenha ofendido algum Galeiro!!! :oops: :oops:

Abração à todos, :wink:

Wilson de ASSIS
Imagem

Albuquerque
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme

Mensagempor Albuquerque » 11 Mar 2008 22:49

O Pretto, em sua mensagem, relatou todos os meus conhecimentos, hehehe. Também só sei pilotar, e muito mal, hehehe
Achei fantástico o Dijaciel e Cia consertando a moto do Cubas quando estávamos indo para o II Nacional...

CBX 750F 1986 - Black... a MORENA
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)

Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)

ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor ary silva » 12 Mar 2008 07:25

Senhores o objetivo é promover a discussão sobre este tema, sei que como foi dito o inesperado nos ronda, mas sair com a cara e a coragem tbem é demais ou de menos?
Não quero que todos sejam mecânicos experts, mas que no momento de fazer a mala para um passeio mais longo lembre do famoso "I SI ... ".
Já fui vitima de panes aonde a moto vinha apontando que o problema estava por acontecer mas fui teimoso e acabei sendo finalizado por isso.
O bom de tudo é que mesmo chegando tarde devido à goloterapias corretivas toso nos chegamos e bem.
Apenas peço que os galeiros mais despreocupados apenas pensem em segurança mecânica alem dos objetos que vai levar a um passeio.

Como disse o Pretto sei soltar um parafuso, mas as ferramentas ele tinha rsrsrsrsrsrsr para emprestar para alguém arrumar a moto dele.
Quanto ao excesso de tinta Pretto não tinha pensado nisso mas talvez levar um tubo de spray para retocar alguma coisa seja uma boa idéia.
:mrgreen:

São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Mancrius
Ninguém me segura
Ninguém me segura

Mensagempor Mancrius » 12 Mar 2008 10:11

.
Editado pela última vez por Mancrius em 08 Abr 2008 12:04, em um total de 1 vez.

CBX-750 Indy - 1992

Rafael Freitas
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor Rafael Freitas » 12 Mar 2008 12:08

O PESSOAL PODE ACHAR ESSE KIT QUE O ARY COLOCOU LA EM CIMA MUITO GRANDE MAIS SE DIVIDIR COM O GRUPO QUE VAI E VOLTA FICA LEGAL DE CARREGAR.CADA UM LEVA UMA COISA NAO PRECISA 3 PESSOAS TER UMA CHAVE DE FENDA.

"CARREGOU NA TINTA "
EU NAO ACHO, É MUITO FO**** FICAR QUEBRADO AO 12:00 COM UM CALOR DO CA***** JA É RIUN PARA O DONO DA MOTO QUE QUEBROU IMAGINA PARA OS OUTROS COMPANHEIROS MAIS NEN POR ISSO VOU ABANDONAR ALGUEM PELO CONTRARIO JA AJUDEI BASTANTE GENTE NESSA HORA COM CALÇA, JAQUETA, BOTA,CAPACETE ETC...

AGORA QUEM VAI IMAGINAR QUE A MOTO VAI CUSPIR UMA VELA AGORA SAIR DE CASA JA COM UMA FALHA NOS BURAS AI É FLORIDA.

"quando posto à prova, ninguem diga:'Estou sendo provado por Deus.' Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém." Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor.

Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot

Mensagempor Rodolfo » 12 Mar 2008 12:35

Ary.
Parabéns pelo Topico.

Juntando o que todos já falaram, dá para se ter uma idéia do que realmente é necessário para uma viagem tranquila, e gostaria de acrescentar mais um pouco:
Imprevistos acontecem e ninguém está livre, por melhor que seja a manutenção da moto ou carro.
Mas um mínimo de ferramentas e conhecimento pode tirar muita gente do sufoco. Haja vista o que aconteceu com o rolamento da mila do Waldir. Em pleno domingo, alguns telefonemas, mais alguns Km e pronto, arrumamos e seguimos viagem.
Eu particularmente viajo muito sozinho, principalmente para Curitiba e faço a manutenção da periquita em casa mesmo e raramente vai para o mecanico.
Evientemente que as moto atuais, com a parafernalha eletronica, dificulta algum conserto na estrada, mas em se tratando especificamente de mecanica e com as ferramentas originais, mais o que foi comentado, como fita isolante, arame, alguns parafusos sobressalentes, etc, podemos seguir viagem, no mínimo até um lugar seguro.
Vejo muitas motos com a manutenção precaria e que fatalmente em algum momento irá ficar na estrada.

Ninguém é obrigado a ter conhecimentos sobre mecanica, mas um mínimo já ajuda e muito.

Grupo com muitos motociclistas em viagens tem suas vantagens e desvantagens. Depende do ponto de vista de cada um. Aqueles que aceleram mais forte devem manter um comboio proprio e o pessoal mais prudente ou gosta de passear ou não tem muita experiencia, ou tem medo (pouco importa) deve montar um comboi específico.

O importante é saber que não ficaremos na mão com esse grupo que temos, mas não podemos também achar que sempre terá alguém por perto e pronto para nos socorrer.
Manutenção preventiva sempre......

“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Dagoberto
O céu é o limite
O céu é o limite
Contato:

Mensagempor Dagoberto » 12 Mar 2008 13:41

Concordo com a maioria das questões ditas... + acrescento uma coisa..

Humildade e solidariedade.. pois tem galeiro que saí na frente do comboio acelera e nem olha no retrovissor prá saber se tem alguém parando por problemas mecânicos...exemplo na ultima viagem para Pirassununga...uma certa HAYABUSA DEU PANE ELETRICA..e já tinha gente dizendo porra caralho...assim é foda com uma moto falhando na estrada...e aí segue na frente preocupado com o peixe ou com outros galeiros que estão parados aguardando km a frente...
Ou mesmo na subida da Serra de Santos...qdo se deram conta já no planalto uma certa HOLYWOOD, ficou no pedágio, graças a solidariedade do Pretto o galeiro não correu o risco de ficar até hoje aguardando a ajuda dos parceiros o Fórum é muito legal pois os integrantes na maioria das vezes querem a integração dos galeiros + em certas ocasioões isso não ocorre...posso ser punido por registrar meu desabafo.

LUGAR DE CHORÃO É DO OUTRO LADO...Não faz sentido dividir pessoas em boas ou más, apenas, existem pessoas encantadoras ou monotonas

ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor ary silva » 12 Mar 2008 14:05

Dagoberto escreveu:Concordo com a maioria das questões ditas... + acrescento uma coisa..

Humildade e solidariedade.. pois tem galeiro que saí na frente do comboio acelera e nem olha no retrovissor prá saber se tem alguém parando por problemas mecânicos...exemplo na ultima viagem para Pirassununga...uma certa HAYABUSA DEU PANE ELETRICA..e já tinha gente dizendo porra caralho...assim é foda com uma moto falhando na estrada...e aí segue na frente preocupado com o peixe ou com outros galeiros que estão parados aguardando km a frente...
Ou mesmo na subida da Serra de Santos...qdo se deram conta já no planalto uma certa HOLYWOOD, ficou no pedágio, graças a solidariedade do Pretto o galeiro não correu o risco de ficar até hoje aguardando a ajuda dos parceiros o Fórum é muito legal pois os integrantes na maioria das vezes querem a integração dos galeiros + em certas ocasioões isso não ocorre...posso ser punido por registrar meu desabafo.

Dagoberto vc já é uma punição, se vc não entendeu o fomento deste tópico, o que posse te dizer, a vida esta ai para ensinar a todos inclusive a quem tem muita magoa dentro de si, e acha que tem o direito a todo o momento jogar isto para fora, de modo impensado ou distorcendo a razão proposta na idéia dos outros.
Mas vamos lá, temos que sempre escutar a todos, pois mesmo de uma grande besteira pode surgir uma grande idéia.
Obrigado.

rjunior
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Contato:

Mensagempor rjunior » 12 Mar 2008 15:28

Ary,

"Epa, Epa, Epa, Epa...." :lol:

Muito bem postado seu tópico, acho que cada galeiro/mileiro e afins que de alguma forma ja ajudou outra pessoa em algum apuro na estrada, pode aqui postar como foi solucionado o problema, qual "ferramenta" utilizaram e se houve algum gambis ou não, certo?

Assim cada um ja pode ir tendo um pouco de noção eu acho. Eu tenho um pouco de conhecimento, não é muito mas acho que é o suficiente para fazer uma gambis e sair rodando! ehehe...

Como vi esse tópico, ja vou fazer minha listinha de ferramentas e peças de backup caso seja necessário fazer alguma gambisgaloterapia na viagem p/ RS!!!

[]'s a todos,

Jr

Junior, Motociclista Internacional
Ex: CBR XX 1100 SuperRedBird 99/99
Ex: CBX 750 Hollywood 87/87
Ex: Shadow 600cc 99/99

Vitaum
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Contato:

Mensagempor Vitaum » 12 Mar 2008 15:56

Galeirada,

Já q este tópico está em evidência, li esse post de um motociclista de Portugal em outro forum e achei interessante:
________________________________________________________________________________________________
Também já tenho, não só por causa das motas, mas por causas de outras maluqueiras, 10 anestesias gerais e uma epidural no buxo. As cartilagens entre a 3ª e 4ª e 4ª e 5ª vertebras esmagadas, encherto ósseos e parafusos no pé esquerdo, braço esquerdo com limitações...
Andar de mota, para mim, neste momento é saborear a paisagem.
Já lá vão os tempos das corridas e doideiras.
Tenho lá em casa uma rapariga com 17 anos e um rapaz com 16, que os quero ver crescer mais um pouco.
Continuo a viver a vida dia-a-dia mas não tão intensamente como dantes.
Calma e calmantes. E sabem que mais? O último a chegar é o que andou mais tempo de mota.
________________________________________________________________________________________________

Vitaum
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.

ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Contato:

Mensagempor ary silva » 12 Mar 2008 16:04

Vitaum escreveu:Galeirada,

Já q este tópico está em evidência, li esse post de um motociclista de Portugal em outro forum e achei interessante:
Também já tenho, não só por causa das motas, mas por causas de outras maluqueiras, 10 anestesias gerais e uma epidural no buxo. As cartilagens entre a 3ª e 4ª e 4ª e 5ª vertebras esmagadas, encherto ósseos e parafusos no pé esquerdo, braço esquerdo com limitações...
Andar de mota, para mim, neste momento é saborear a paisagem.
Já lá vão os tempos das corridas e doideiras.
Tenho lá em casa uma rapariga com 17 anos e um rapaz com 16, que os quero ver crescer mais um pouco.
Continuo a viver a vida dia-a-dia mas não tão intensamente como dantes.
Calma e calmantes. E sabem que mais? O último a chegar é o que andou mais tempo de mota.

Esse Vitaum na verdade é um Vitadez, o cara é sempre do bem e sempre disposto a ajudar, e isso veio o espírito e esse mesmo. O seu avatar já mostra o seu estado de graça é só alegria passeios e geladas o resto é resto, um grande abraço.

Voltar para “Segurança e Legislação”