TUNNING LIGHT NA LANTERNA TRASEIRA
Enviado: 11 Out 2006 14:10
Bom pessoal, a exemplo do Alexjedi eu tb já estava querendo fazer uma iluminação à base de leds na lanterna traseira. Só que, devido a correria para os planos da viagem e do trabalho, ñ deu tempo de eu fazer como eu queria daí, resolvi fazer uma melhoria "light" na iluminação de nossas lanternas, utilizando tudo original.
Lá vai.
Eis aqui a nossa bela lanterna traseira
Use o secador de cabelos da tua mulher, mãe, irmã ou ainda aquele que vc usa pra se arrumar para apresentação de transformista em boates. Coloque na ponta aquele acessório que vc nunca entendeu pra quê que servia: é uma peça que estreita a saída de ar quente, concentrando numa linha reta imaginária (essa instrução é pra quem é macho, quem ñ for, sabe todas as utilidades daquelas peças que acoplam no secador). Finalmente, nós homens conseguimos saber qual a utilidade de um daqueles acessórios de secador !!!
Ligue o secador e direcione o ar quente para as bordas frontais da lanterna, sempre em movimentos contornando a lanterna, senão tu vais acabar derretendo o plástico da lente ou da carcaça (depois ñ diga que ñ avisei !!!)
Após algum tempo utilizando o secador, pegue c/ as 2 mãos na lanterna (uma na lente e outra na carcaça, por trás); a lente da lanterna vai sair c/ a maior facilidade da carcaça. A cola usada parece cola de sapateiro. Tome cuidado para ñ deixar cair no chão nenhuma das 2 partes, que são mais importantes que o secador de cabelos !!! retire todo o excesso de cola das bordas da carcaça e das bordas da lente c/ a ajuda de palitos de dentes e canivetes, delicadamente. Se a cola ficar muito dura, basta aplicar o secador de novo.
Deixe a lente numa mesa c/ toalha, longe do cachorro, de crianças, daquele seu primo, prima, irmão ou irmã desastrado(a) e pegue a carcaça; vc verá que seu interior é pintado de uma tinta prata meio fosca, vagabunda mesmo !!! desconsidere esses furinhos da foto, isso foi um devaneio de um projeto meu, já tapei c/ araldite...
Com uma lixa d'água fina (uma 280 atende bem), vá lixando a carcaça por dentro, onde está essa tinta vagabunda; o objetivo do lixamento é aparar irregularidades da superfície e deixá-la sensivelmente porosa, para a fixação da nova tinta que vai entrar. Não há necessidade de retirar a tinta vagabunda. Lixe c/ muito cuidado para ñ deixar marcas na carcaça. Sempre use nesse processo água, mergulhando a carcaça num balde já c/ água, para facilitar. Use sempre o contato dos dedos para examinar a superfície lixada; vc vai sentir se está lisa (é o ideal) ou está muito porosa devido a um lixamento profundo. Após o lixamento, ela fica mais ou menos assim:
Deixe a lanterna secar e isole-a com fita dupla face 3M (aquela que é fita crepe e cola dos 2 lados) e jornal. Faça esse isolamento a partir das bordas de encaixe da lanterna c/ a lente
Vá numa casa de ferragens e compre a tinta spray COLORGIN METALLIK CROMADO 51 (ó, ñ tô ganhando nada da Sherwin-Willians do Brasil pela propaganda, tá !!!); pra vc ñ ter que ir na casa de ferragens duas vezes, compre logo a tinta quando tu for comprar a lixa, seu cabeça de mamão !!!
pinte a carcaça (somente por dentro) devagar, parte por parte, dando jatos intercalados a uma distância de aprox. 35 cm; se pintar muito de perto, vai formar borrão de tinta, ficando uma cagada só
; pinte um pouco e pare; deixe aquela fina camada secar; vai precisar de umas 6 ou 7 demãos mas, vai valer à pena, veja:
Após cobrir toda a superfície interna e verificar que a pintura está aplicada de modo regular, deixe secar por uns 30 a 40 minutos e retire delicadamente o isolamento; caso a pintura ñ tenha ficado boa, refaça o processo do lixamento no local onde a pintura ficou ruim, lixando levemente o local e em volta da área prejudicada; olha como ficou a peça ! tu é bom hein, cara ! deixa o Daniel Azulay e o Plin-Plin ver isso
E para o grande final, cole a a carcaça na lente utilizando borracha de silicone (é aquela que se faz vedação em aquários residenciais) nas bordas de encaixe da carcaça (cubra toda a borda de encaixe, senão pode entrar água quando tu lavar a motoca). O quê ? você não tem borracha de silicone pra vedação em casa ? seu cabeça de mamão !!! volta lá na casa de ferragens !!!
Agora é botar na motoca e aproveitar o visual... digo pra vcs que a melhoria é substancial !!! quem for fazer, ñ faça como eu, tire uma foto do antes e do depois (ambas na moto e de luzes ligadas) e compare !!!
Abçs.
Lá vai.
Eis aqui a nossa bela lanterna traseira

Use o secador de cabelos da tua mulher, mãe, irmã ou ainda aquele que vc usa pra se arrumar para apresentação de transformista em boates. Coloque na ponta aquele acessório que vc nunca entendeu pra quê que servia: é uma peça que estreita a saída de ar quente, concentrando numa linha reta imaginária (essa instrução é pra quem é macho, quem ñ for, sabe todas as utilidades daquelas peças que acoplam no secador). Finalmente, nós homens conseguimos saber qual a utilidade de um daqueles acessórios de secador !!!



Ligue o secador e direcione o ar quente para as bordas frontais da lanterna, sempre em movimentos contornando a lanterna, senão tu vais acabar derretendo o plástico da lente ou da carcaça (depois ñ diga que ñ avisei !!!)




Após algum tempo utilizando o secador, pegue c/ as 2 mãos na lanterna (uma na lente e outra na carcaça, por trás); a lente da lanterna vai sair c/ a maior facilidade da carcaça. A cola usada parece cola de sapateiro. Tome cuidado para ñ deixar cair no chão nenhuma das 2 partes, que são mais importantes que o secador de cabelos !!! retire todo o excesso de cola das bordas da carcaça e das bordas da lente c/ a ajuda de palitos de dentes e canivetes, delicadamente. Se a cola ficar muito dura, basta aplicar o secador de novo.

Deixe a lente numa mesa c/ toalha, longe do cachorro, de crianças, daquele seu primo, prima, irmão ou irmã desastrado(a) e pegue a carcaça; vc verá que seu interior é pintado de uma tinta prata meio fosca, vagabunda mesmo !!! desconsidere esses furinhos da foto, isso foi um devaneio de um projeto meu, já tapei c/ araldite...




Com uma lixa d'água fina (uma 280 atende bem), vá lixando a carcaça por dentro, onde está essa tinta vagabunda; o objetivo do lixamento é aparar irregularidades da superfície e deixá-la sensivelmente porosa, para a fixação da nova tinta que vai entrar. Não há necessidade de retirar a tinta vagabunda. Lixe c/ muito cuidado para ñ deixar marcas na carcaça. Sempre use nesse processo água, mergulhando a carcaça num balde já c/ água, para facilitar. Use sempre o contato dos dedos para examinar a superfície lixada; vc vai sentir se está lisa (é o ideal) ou está muito porosa devido a um lixamento profundo. Após o lixamento, ela fica mais ou menos assim:

Deixe a lanterna secar e isole-a com fita dupla face 3M (aquela que é fita crepe e cola dos 2 lados) e jornal. Faça esse isolamento a partir das bordas de encaixe da lanterna c/ a lente

Vá numa casa de ferragens e compre a tinta spray COLORGIN METALLIK CROMADO 51 (ó, ñ tô ganhando nada da Sherwin-Willians do Brasil pela propaganda, tá !!!); pra vc ñ ter que ir na casa de ferragens duas vezes, compre logo a tinta quando tu for comprar a lixa, seu cabeça de mamão !!!







Após cobrir toda a superfície interna e verificar que a pintura está aplicada de modo regular, deixe secar por uns 30 a 40 minutos e retire delicadamente o isolamento; caso a pintura ñ tenha ficado boa, refaça o processo do lixamento no local onde a pintura ficou ruim, lixando levemente o local e em volta da área prejudicada; olha como ficou a peça ! tu é bom hein, cara ! deixa o Daniel Azulay e o Plin-Plin ver isso




E para o grande final, cole a a carcaça na lente utilizando borracha de silicone (é aquela que se faz vedação em aquários residenciais) nas bordas de encaixe da carcaça (cubra toda a borda de encaixe, senão pode entrar água quando tu lavar a motoca). O quê ? você não tem borracha de silicone pra vedação em casa ? seu cabeça de mamão !!! volta lá na casa de ferragens !!!





Agora é botar na motoca e aproveitar o visual... digo pra vcs que a melhoria é substancial !!! quem for fazer, ñ faça como eu, tire uma foto do antes e do depois (ambas na moto e de luzes ligadas) e compare !!!
Abçs.