Luiz Carlos escreveu:Eita.........a "briga" aqui tá boa ! rsrs
Vou dar os meus "pitacos". he he he
Eu prefiro ficar no meio-termo.
Acredito que, os japoneses também pensaram como eu, quando desenvolveram o motor das nossas galos. Acredito ainda que, os engenheiros/fabricantes, quando desenvolvem um novo motor, p/ ser produzido e comercializado em larga escala, procuram sempre buscar um bom "equilíbrio" entre desempenho, consumo e durabilidade, p/ poder atender às necessidades e às exigências de seus consumidores. Como se diz no popular: "Agradar Gregos e Troianos" rsrs
É claro que uma modificação/adaptação pode melhorar qualquer um desses três ítens, mas será que não vai comprometer os outros dois ?
É a lei da compensação ! É a lei da natureza !
Ganha-se aqui; perde-se alí.
Acho que o Tomate tem razão. Quando se faz alguma modificação "brusca" no sistema elétrico, ou mecânico, muda-se toda a configuração de um projeto que custou meses, ou até anos de trabalho.........e aí vai do gosto e por conta e risco de quem a fizer.
PS: Nâo sou contra às modificações. Só acho que elas devem ser feitas c/ algum conhecimento técnico e muita responsabilidade, de maneira a atender apenas às exigências daquele consumidor "em específico".
No caso das bobinas mais fortes, elas podem melhorar a queima e consequentemente o rendimento do motor, masssssssss também podem provocar um super-aquecimento nos cilindros, de forma a comprometer a vida útil dos anéis, pistões, válvulas, retentores, óleo, cabeçote, etc...
Se fosse num motor refrigerado à água, até que "passava", mas numa galo.........não aconselho. rsrs
valeu pelos comentarios pessoal.
realmente os receios de vcs tem fundamento, porem vale lembrar q o projeto desta moto é antigo pacas... na epoca por ser top, ela provavelmente usava o q tinha de melhor dentro do projeto. mas isto foi em 1990, no caso da minha, ja tem 19 anos... logico q uma bobina melhor, ou outra coisa melhor ja apareceu.
falo por experiencia em alguns carros q eu mexo. eu trabalho com reprogramacao de centrais automotivas, e vi muitas mudancas nos sistemas nos ultimos anos. ultimamente surgiram umas bobinas da bosh q produzem um centelha muito melhor por serem individuais para cada cilindro, e sao alimentadas por fios mais finos do q os q vao para os farois... ou seja, elas recebem um 12v simples, e o transformador q tem la dentro ja converte pra carga correta direto na vela, pq ela nao tem cabos e sim um extensor... elas estao nos mareas, hondas e outros carros... e o mais legal e q a carga delas e regulavel pela central... ou seja, em pontos q precisa de mais centelha da pra regular diferente de momentos em q isto nao e tao importante..
seguindo esta logica, é q fiquei com esta curiosidade... as motos mais recentes provavelmente tem bobinas melhores q conseguem gerar uma centelha bem melhor talvez ate com menos alimentacao... e eu pensei q alguem ja pudesse ter experimentado isto, por isto criei o topico..
se tiver algum mecanico aqui, q queira dar uma de prof.pardal...rs... poderia testar pra ver se gera algum beneficio ou nao....
ah, em tempo, sobre o aquecimento dos cilindros, para resolver bastaria subir um pouco as agulhas dos buras, para aumentar a qtde de combustivel, pois o proprio combustivel tb tem funcao de resfriar a camara de compressao. se a centelha der conta de queimar este combustivel extra, a moto ainda tende a ganhar potencia e torque...
melhorar o sistema de ignicao, poderia ser uma receita muito boa e barata, por isto acho q seria um bom teste. acredito q colocando velas melhores, cabos com menor perda e bobinas mais fortes, melhore o suficiente para agradar os q procuram mais potencia....
pena q eu nao tenho uma bobina com especificacoes de alimentacao parecidas com a da galo pra testar por aqui....rs...