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Re: Bujão do cárter
Enviado: 13 Mar 2008 16:44
por Mancrius
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Re: Bujão do cárter
Enviado: 13 Mar 2008 18:17
por André
Luis, voce tem a opção de tirar o carter e fazer o serviço com ele na mão, aí vc nao corre esse risco.
O meu carter trincou e eu acabei comprando um na General Osorio por R$80,00
Re: Bujão do cárter
Enviado: 13 Mar 2008 18:37
por Alex Red
de uma olhada nesse tópico, acho que vc vai tirar todas as duvidas.
viewtopic.php?f=2&t=3178&st=0&sk=t&sd=a&start=380abraços
Re: Bujão do cárter
Enviado: 14 Mar 2008 05:57
por Edu Costa
Minha opinião é de soltar o cárter, aí vc já pode dar uma limpada no pescador.
Faça a coisa com calma e direito para não ter que fazer de novo.
Re: Bujão do cárter
Enviado: 14 Mar 2008 20:32
por Véio Mussa
O trabalho fica garantido se for feito como o do link viewtopic.php?f=2&t=3178&st=0&sk=t&sd=a&start=380 .
Pessoal, a arruela de vedação tem que ser trocada a cada 3 ou 4 trocas de óleo, custa centavos e evita que, por perder seu poder de vedação, o pessoal vá apertando cada vez mais o parafuso para compensar até que a rosca do carter, que é de uma liga bem mais macia que a do parafuso, espane.....
A arruela de vedação é tão baratinha que dá para trocar a cada troca de óleo e com isso o torque necessário no parafuso e reduzido pela metade.
Simples , simples, para evitar esse problema..........
Abraço
Re: Bujão do cárter
Enviado: 14 Mar 2008 23:04
por Edu Costa
Mantenho minha opinião, tirar o cárter não é um bicho de 7 cabeças, o mais difícil vc já fez, achou um bom no centro.
Semana passada troquei o meu tb pois estava "suando" óleo pelo bujão.
Só cuidado com os parafusos pois 2 deles são diferentes, um menor e um maior e não deve apertar muito, usei além da junta aquele substituidor de juntas da 3M.
Pena que moras em STS, senão faríamos aqui no prédio mesmo.
Re: Bujão do cárter
Enviado: 18 Mar 2008 21:13
por rjunior
Cataflan,
Tive o mesmo problema, e a solução foi: Retirar o carter e mandar enxer a rosca do parafuso com solda de alumino, depois fiz a rosca no aluminio e pronto, fizou zerado!
Gastei R$ 50,00 para mandar enxer de solda, e depois meu tio fez a rosca no trampo dele (metalurgica)...
[]'s
Jr
Re: Bujão do cárter
Enviado: 01 Abr 2008 16:58
por rjunior
Luis Catalan escreveu:,, Po, tb não entendi,, pra que encher de solda??? me explica....
Vc pega o carter e enxe de solda de aluminium na rosca detonada (rosca do bujão no carter, não a rosca do parafuso em si), ou seja, ali vai ficar tudo tapado. Ai vc pega o bujão que era dali, arruma um "macho" do mesmo diametro e rosca, e manda fazer a rosca novamente no lugar onde vc enxeu de solda, sacou?
Ai vc vai ficar com o mesmo carter, porem com a rosca nova, sem folga.
[]'s
PS: Meu note do trampo ta uma tranqueira, principalmente as letras "r" e "n"... ta fogo...
Re: Bujão do cárter
Enviado: 02 Abr 2008 22:49
por rjunior
Cataflan,
O importante é conseguir conciliar: o que vc pode gastar p/ arrumar, e se vai ficar bom e seguro, o resto vc que manda ehehe...
[]'s
Jr
Re: Bujão do cárter
Enviado: 02 Abr 2008 22:52
por rjunior
Luiz Carlos escreveu:Minha intenção foi só dar uma "zoadinha" com ele. he he
É claro que da maneira como ele fez é a mais correta, mas não precisava ter todo esse trabalho, gastar "tanto" dinheiro (rsrs) e correr o risco de aparecer outro vazamento de óleo, pelo cárter. A única vantagem que ví foi que ele preservou a originalidade de manter o mesmo bujão, mas isso é de menos, p/ uma moto com mais de 20 anos de idade. Com relação à segurança, não tem o que se discutir, pois ambas estão muito seguras, nesse sentido.
Pô Luiz, isso aqui é um tópico sério. Vamos para com a brincadeira, ok? Não quero ter que acionar os Adm do fórum!

ahahah...
[]'s
Jr