Página 1 de 1

Fechando o Motor

Enviado: 22 Mar 2006 10:48
por thirije
Olá estou com o motor da minha galo aberto. troquei aneis, valvulas/retentores, corrente do comando, corrente do gerador. Gostaria de saber se vocês tem alguma dica para o fechamento do motor.
E mais importante! Eu gostaria de saber qual é o torque que eu devo aplicar nos parafusos na hora de fechar o motor?

Enviado: 22 Mar 2006 13:42
por Edu Costa
Procure no site dos galeiros pelo manual de manutenção, lá terá o torque de todos os parafusos.

Medo de torquimetro

Enviado: 22 Mar 2006 14:23
por Mancrius
Cara, como dica: Torquimetro é um equipamento muito bom se usado com moderação :) rsrsrs

O que quero dizer é que o torque indicado no manual é para um motor novo, e já tive a desagradável experiência de espanar roscas e parafusos colocando o torque indicado no manual.

Como sugestão, coloque um pouco menos de torque do que é indicado, e se vc ver que o parafuso vai girando sem pegar torque, pare porque vai espanar.

Outra dica é passar um macho (na medida da rosca) em todas as roscas antes de colocar os parafusos, o mesmo se aplicando aos parafusos que devem ser passados numa ferramenta de fazer rosca (esqueci o nome). Assim vc remove a sugeira das roscas e evita espanar.

Nos parafusos internos, como não dá pra abrir pra fazer um reaperto, convem chegar o torque perto do que é indicado no manual, já nos externos, vc pode por um torque menor e depois dar um reaperto.

Um detalhe que é importante, mas não sei como lidar com ele é a temperatuda para dar o toruqe. Com o motor friu é uma coisa, com o motor aquecido é diferente. Procure saber o que vc deve reapertar com o motor quente (ex.: as saidas dos coletores de escape - estas são convenientes um reaperto quente).

no mais é só alegria motor novo !!!

Boa sorte e parabens pela coragem :)

Abraço...

Ps.: No link abaixo é possivel fazer o download do manual de serviço onde indica os torques de fábrica...

Re: Medo de torquimetro

Enviado: 22 Mar 2006 20:31
por Arnaldo Tomazetti
Mancrius escreveu:parafusos que devem ser passados numa ferramenta de fazer rosca (esqueci o nome).


-Cossinete.

Enviado: 14 Abr 2006 19:09
por Caio
francis escreveu:Olá Galera,
Acabei de abrir meu motor hoje, somente a parte de cima para ver porque estava queimando óleo, aquela fumacinha que dá uma dor no coração. Bem primeiro sairam o banco, tanque, o 4X1, os carburas, a tampa do comando, o comando e até sacar fora o cabecote do cilindro e o cilindro. Foi trabalho arduo mesmo, tinha feito isto até hoje num motor dieseil de um caminha mercedez 1519 a 20 anos atras e de uma Yamanha Rd 50 mais ou menos 20 anos tb. O motor da galo é bonito para caramba.
Bem Gostaria de saber sobre as medidas do pistão e da camisa toleraveis para uma galo com 73.000 km standart. Não tem folga.
Irei substituir anéis, retentores de válvulas e juntas
Alias, eu abri o motor e o amigão Junior da Red Line (poa-rs) é quem irá fechar.


Francis, já já te passam essas medidas corretas... Escrevo para te parabenizar em duas coisas: 1) por abrir sozinho este motor; 2) por abri-lo aos 73 mil km.