Tutorial: Testando o sistema de carga da bateria
Enviado: 20 Jan 2008 23:29
Navegando pela NET encontrei essa matéria e achei bastante útil......
Amigos! Espero que façam proveito deste tutorial!
Sua bateria resolve não segurar mais a carga. Hora de trocá-la por uma bateria nova??? Calma aí! Este problema pode ser um sintoma, e não a causa. Carregue sua bateria com um carregador e inicie este tutorial para descobrir qual parte de seu sistema está falhando.
Que componentes compõe o sistema de carregamento?
O sistema é composto essencialmente de três
componentes:
- bateria
- alternador
- regulator/retificador
A bateria é a fonte de energia recarregável para todos os dispositivos elétricos da sua moto.
O alternador gera a energia para recarregar a bateria.
O regulador/retificadoré a ligação entre a bateria e o alternador.
A bateria é uma fonte da alimentação CC.
O alternador é uma fonte de energia CA.
O retificador converte a C.A. para C.C. O regulador sonda a tensão da bateria. Se for
baixa, permite a energia C.A. convertida recarregar a bateria.
Muitos de você são familiares com os sistemas de carregamento dos carros. Os das motocicletas são similares no conceito aos automóveis mas têm algumas diferenças. Ao contrário dos carros que carregam apenas o sistema, a bateria das motocicletas é usada para todos os dispositivos elétricos. Conseqüentemente, a bateria não pode ser desconectada mesmo depois que o motor da moto está funcionando. Também ao contrário dos carros que carregam o sistema (que está recarregando a bateria com tensão regulada cheia assim que o motor estiver funcionando), o sistema da moto não recarrega a bateria com tensão regulada total sem o motor estar a 5000 rpms ou mais.
Diagnóstico Sistema de carregamento da bateria
Este tutorial usa uma CBR F3 mas a maior parte das informações é aplicável para a maioria das motos. A partir de agora, assumimos que você sabe usar um multímetro.
Ferramentas requeridas:
- multímetro
- ferramentas diversas para remover as carenagens e o assento
Etapa 1 - Verifique A Tensão Da Bateria
- remova as carenagens, o assento, e a tampa da bateria.
- meça a tensão de C.C. da bateria. Deve estar acima de 12.3 V.
- Ligue a moto e meça a tensão da bateria a 5000RPM. A tensão deve estar entre 13.5 e 15V
- desligue o motor.
Se a tensão estiver correta, passe para a etapa 2. Se estiver incorreta, passe para a etapa 4.
Etapa 2 - Verifique a corrente de energia atual
- certifique-se que a ignição está desligada
- desconecte o cabo negativo da bateria
- conecte o cabo postivo do multímetro ao cabo negativo da bateria
- conecte o cabo negativo do multímetro ao borne negativo da bateria
- meça a corrente atual
NOTA: esta etapa pode causar danos ao multímetro se este não for ajustado corretamente para as leituras atuais. Verifique o manual do proprietário do seu multímetro para ver o ajuste apropriado.
A fuga atual não deve ser maior que 1.2mA (este valor pode variar conforme a moto). Se a fuga atual estiver correta, a bateria é defeituosa. Se estiver incorreta, continue com a etapa 3.
Etapa 3 - Desconectar o regulador/retificador
- encontre o o regulador/retificador no lado direito do subframe, conforme a foto. Desconecte o plugue do regulador/retificador.
Se você está continuando da etapa 2, faça novamente o teste de fuga atual. Se a fuga atual estiver ainda incorreta, há um curto no chicote da fiação. Se a fuga atual estiver correta, então o regulador/retificador é defeituoso.[/color]
Reconecte o cabo negativo da bateria ao borne negativo da bateria.
Caso esteja continuando de etapa 1, continue na etapa 4.
Etapa 4 - Verifique as tensões do regulador/retificador
Verifique a tensão entre o fio vermelho/branco e o fio verde do conector.
A tensão deve ser idêntica àquela da bateria. Se a tensão estiver incorreta, há um curto no chicote de fios . Se a tensão estiver correta, continue na etapa 5.
Etapa 5 - Verifique o terra do
regulador/retificador
Verifique para ver se há a continuidade entre o fio verde e o terra. Nesta imagem, o multímetro está testando entre o fio verde e o borne negativo da bateria.
Nesta imagem, o multímetro está testando entre o fio verde e o borne negativo da bateria. Se não houver nenhuma continuidade, há um circuito aberto no chicote de fios. Se houver uma continuidade, siga a etapa 6.
Etapa 6
Verifique a resistência entre os três fios amarelos. Você estará medindo três resistências.
Imagine se você etiquetar os três fios amarelos como A, B, e C. Então você estaria medindo as resistências do A-B, B-C, e da C-A..
Todas as três resistências devem medir entre 0.1 e 1.0 ohm @ um grau F de 20 graus C/68. Se as resistências estiverem fora das especificações., a seguir a fiação entrada/saída do alternador está defeituosa OU o alternador é defeituoso. Se as resistências estiverem OK, o regulador/retificador é defeituoso.
Frequentemente um regulador/retificador queimado vai queimar também o conector do chicote de fios. Este conector é substituível na CBR 600F3 (Honda p/n 32110-MW0-305). Pode haver um modelo similar para as outras Honda CBRs.
Amigos! Espero que façam proveito deste tutorial!
Sua bateria resolve não segurar mais a carga. Hora de trocá-la por uma bateria nova??? Calma aí! Este problema pode ser um sintoma, e não a causa. Carregue sua bateria com um carregador e inicie este tutorial para descobrir qual parte de seu sistema está falhando.
Que componentes compõe o sistema de carregamento?
O sistema é composto essencialmente de três
componentes:
- bateria
- alternador
- regulator/retificador
A bateria é a fonte de energia recarregável para todos os dispositivos elétricos da sua moto.
O alternador gera a energia para recarregar a bateria.
O regulador/retificadoré a ligação entre a bateria e o alternador.
A bateria é uma fonte da alimentação CC.
O alternador é uma fonte de energia CA.
O retificador converte a C.A. para C.C. O regulador sonda a tensão da bateria. Se for
baixa, permite a energia C.A. convertida recarregar a bateria.
Muitos de você são familiares com os sistemas de carregamento dos carros. Os das motocicletas são similares no conceito aos automóveis mas têm algumas diferenças. Ao contrário dos carros que carregam apenas o sistema, a bateria das motocicletas é usada para todos os dispositivos elétricos. Conseqüentemente, a bateria não pode ser desconectada mesmo depois que o motor da moto está funcionando. Também ao contrário dos carros que carregam o sistema (que está recarregando a bateria com tensão regulada cheia assim que o motor estiver funcionando), o sistema da moto não recarrega a bateria com tensão regulada total sem o motor estar a 5000 rpms ou mais.
Diagnóstico Sistema de carregamento da bateria
Este tutorial usa uma CBR F3 mas a maior parte das informações é aplicável para a maioria das motos. A partir de agora, assumimos que você sabe usar um multímetro.
Ferramentas requeridas:
- multímetro
- ferramentas diversas para remover as carenagens e o assento
Etapa 1 - Verifique A Tensão Da Bateria
- remova as carenagens, o assento, e a tampa da bateria.
- meça a tensão de C.C. da bateria. Deve estar acima de 12.3 V.
- Ligue a moto e meça a tensão da bateria a 5000RPM. A tensão deve estar entre 13.5 e 15V
- desligue o motor.
Se a tensão estiver correta, passe para a etapa 2. Se estiver incorreta, passe para a etapa 4.
Etapa 2 - Verifique a corrente de energia atual
- certifique-se que a ignição está desligada
- desconecte o cabo negativo da bateria
- conecte o cabo postivo do multímetro ao cabo negativo da bateria
- conecte o cabo negativo do multímetro ao borne negativo da bateria
- meça a corrente atual
NOTA: esta etapa pode causar danos ao multímetro se este não for ajustado corretamente para as leituras atuais. Verifique o manual do proprietário do seu multímetro para ver o ajuste apropriado.
A fuga atual não deve ser maior que 1.2mA (este valor pode variar conforme a moto). Se a fuga atual estiver correta, a bateria é defeituosa. Se estiver incorreta, continue com a etapa 3.
Etapa 3 - Desconectar o regulador/retificador
- encontre o o regulador/retificador no lado direito do subframe, conforme a foto. Desconecte o plugue do regulador/retificador.
Se você está continuando da etapa 2, faça novamente o teste de fuga atual. Se a fuga atual estiver ainda incorreta, há um curto no chicote da fiação. Se a fuga atual estiver correta, então o regulador/retificador é defeituoso.[/color]
Reconecte o cabo negativo da bateria ao borne negativo da bateria.
Caso esteja continuando de etapa 1, continue na etapa 4.
Etapa 4 - Verifique as tensões do regulador/retificador
Verifique a tensão entre o fio vermelho/branco e o fio verde do conector.
A tensão deve ser idêntica àquela da bateria. Se a tensão estiver incorreta, há um curto no chicote de fios . Se a tensão estiver correta, continue na etapa 5.
Etapa 5 - Verifique o terra do
regulador/retificador
Verifique para ver se há a continuidade entre o fio verde e o terra. Nesta imagem, o multímetro está testando entre o fio verde e o borne negativo da bateria.
Nesta imagem, o multímetro está testando entre o fio verde e o borne negativo da bateria. Se não houver nenhuma continuidade, há um circuito aberto no chicote de fios. Se houver uma continuidade, siga a etapa 6.
Etapa 6
Verifique a resistência entre os três fios amarelos. Você estará medindo três resistências.
Imagine se você etiquetar os três fios amarelos como A, B, e C. Então você estaria medindo as resistências do A-B, B-C, e da C-A..
Todas as três resistências devem medir entre 0.1 e 1.0 ohm @ um grau F de 20 graus C/68. Se as resistências estiverem fora das especificações., a seguir a fiação entrada/saída do alternador está defeituosa OU o alternador é defeituoso. Se as resistências estiverem OK, o regulador/retificador é defeituoso.
Frequentemente um regulador/retificador queimado vai queimar também o conector do chicote de fios. Este conector é substituível na CBR 600F3 (Honda p/n 32110-MW0-305). Pode haver um modelo similar para as outras Honda CBRs.