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Equalização dos "Buras"

Enviado: 27 Mai 2005 12:38
por JekRider
Tigrada,,,

Ontem fiz uma técnica que um mecânico GALO VEIO me ensinou, Equalizei os meus Buras sem equalizador, somente com um Cálipe lâmina de 0.05 mm... Cara a moto ficou 10, :twisted: ,, nem acreditei...

Olhem a mãnha: :wink:

Saquei os buras fora e com a lâmina 0.05 fui regulando as borboletas, deixando todas com a mesma pressão sobre a lâmina,,,é um negócio chato, demorado de fazer e requer muita sensibilidade até sentir que todas estão com a mesma abertura(que esse é o propósito da equalização)....

Depois deixei o parafuso da mistura do AR com 2 voltas exatas do que as 2,5 voltas anteriores...

A moto ficou bala, sem embrulhar na baixa (ao arrancar) , e o barulho sereninho,,, pena que estou com o 4x2 atualmente pois quero ver se ala parou de pipocar com o 4x1.. depois dou o relato quando trocar...

Caso algum Galoterapeuta ai quiser essa mãnha, é só dar um grito :wink:

Abraço

Re: Equalização dos "Buras"

Enviado: 27 Mai 2005 12:46
por Caio
JekRider escreveu:Tigrada,,,

Ontem fiz uma técnica que um mecânico GALO VEIO me ensinou, Equalizei os meus Buras sem equalizador, somente com um Cálipe lâmina de 0.05 mm... Cara a moto ficou 10, :twisted: ,, nem acreditei...

Olhem a mãnha: :wink:

Saquei os buras fora e com a lâmina 0.05 fui regulando as borboletas, deixando todas com a mesma pressão sobre a lâmina,,,é um negócio chato, demorado de fazer e requer muita sensibilidade até sentir que todas estão com a mesma abertura(que esse é o propósito da equalização)....

Depois deixei o parafuso da mistura do AR com 2 voltas exatas do que as 2,5 voltas anteriores...

A moto ficou bala, sem embrulhar na baixa (ao arrancar) , e o barulho sereninho,,, pena que estou com o 4x2 atualmente pois quero ver se ala parou de pipocar com o 4x1.. depois dou o relato quando trocar...

Caso algum Galoterapeuta ai quiser essa mãnha, é só dar um grito :wink:

Abraço


Parabéns, Bruxo! Mais uma para a seção de galoterapia, só que essa é importantíssima... Só você mesmo. 8)

Enviado: 27 Mai 2005 15:47
por JekRider
Graaaandesss.......


Eu regulei todos a-partir do Craburador 2... (A galo sempre se regula os buras a-partir do 2) ... Para pegar pressão na abertura da borboleta do Bura 2 fui baixando o parafuso da lenta até a lamina ficar firme.. ai fui regulando os outros pelos parafusos circulados na imagem abaixo..

Imagem

Ai eu abro cada borboleta e coloco a lamina 0.05 ai vou medindo a pressão,, Na real e até a lamina ficar bem justinha... Só que é um demorado, pois tu regula um e desregula outro, ai tem que ir na mãnha.... Não é dificil...

ai depois baixei a mistura do ar de 2,5 para 2 voltas apenas....

Imagem

Essas fotos estão no forum antigo,,só editei elas para termos uma ideia... Não precisei desmontar todos os Gigleur, boia, agulha , etc ....

É +/- por , não sei se fui claro....

Abração

Enviado: 27 Mai 2005 20:36
por Carlão
Jek, vc está de parabéns. Nunca tive curiosidade de saber em detalhes como funciona a equalização. A gente pensa que é o acerto de sincronismo, regulagem do ar e pronto. Agora sei como é na prática.
Gostei demais mesmo e entendi o modo como foi feito. Quando a gente pede para equalizar os caras enfiam a moto lá dentro da oficina para fazer depois e nunca sabemos exatamente como é. Pagamos uma bela grana pelo serviço e pronto.
Valeu mesmo, um abração.

Enviado: 28 Mai 2005 08:27
por JekRider
Carlão,,,

É isso mesmo,, existem mecânicos que pedem para ficam com a moto uma semana para uma simples limpeza e equalização dos buras, (Tem disso aki em POA) sendo que isso é coisa que se pode fazer em no máximo 2 horas (isso com equalizador).
Ai depois vem a facada, a Inventada e a xorada por parte do mecânico, dizendo milhõres de absurdos do teu carburador e o pior,, Nuca ficamos sabendo o que é e muito menos o que ele fez...

Esta prática é mais simples ainda com o uso do equalizador... Da uma olhada no forum antigo : http://www.cbx750.com.br/forum/index.ph ... learoff=1&


Ednardo,,,

Quando tiver que mexer nos seus, faça essa prática e depois coloque os relógios para aferilos,,, pena que eu não tenho o meu equalizador ainda, pois fiquei super curioso para ver se eu acertei mesmo na regulagem,,, Se eu acertei ou não, ainda não sei, mas que ficou boa a moto ficou... :twisted: :wink:

Abraço

Enviado: 01 Jun 2005 21:14
por ary silva
É isso ai JEK, é bom saber que tem caras que gostao de se foddrr fazendo este tipo de trampo sem depender de mecanicos fdp que alem de foder alguma coisa ( espanar um parafuso ou qquer outra coisa ), tem o prazer de ver a galo ficar redondinha depois.
Mas e quanto a parte de cima :?:
Como é que vc regula a posição da agulha do estagio de alta, em que altura vc deixa a bicha, baixa para econimizar ou para beber em altas e passar dos 200 kM :twisted:
Abraçoes e grande trampo .

Enviado: 01 Jun 2005 21:50
por Carlão
Jek, a minha está um pouquinho desequalizada. Quando comprei mandei fazer e já rodei 20.000 kms sem mexer. Como uso apenas gasolina aditivada e o tal do bardahl, acho que os carburadores não devem estar sujos, então seria o caso de apenas regular certo? Depois que vi como vc fez, dá vontade de tentar também mas, se depois de montar novamente precisar dar uma regulada no parafuso do ar para 2 voltas e meia, por exemplo? Sem aquela "mardita" chave não vai dar, certo? É muito trabalhoso tirar os carburadores e colocá-los novamente? E aquela chave de regular o ar, será que é cara? Vc sabe onde ela é vendida?

Enviado: 02 Jun 2005 07:26
por ary silva
Carlão, entrando no seu papo com o JEK, eu comprei esta mardita chave e para os carburadores do meio ela não funciona porque o espaço é muito reduzido.
Tem dois tipos de chave uma por cabo e outra por cremalheira e nenha das duas funciona .

Enviado: 02 Jun 2005 07:56
por Arnaldo Tomazetti
Ary
Coloca uma foto da chave aí...talvez o pessoal possa dar alguma sugestão pra adaptá-la e fazê-la funcionar.
abs

Enviado: 02 Jun 2005 13:24
por Carlão
Ary, já vi um mecânico usando, pelo menos parece que estava funcionando embora o espaço seja realmente muito pequeno.

Enviado: 02 Jun 2005 20:01
por Carlão
João, valeu mesmo. Os caras aqui valorizam demais, dizem que o aparelho custa mais de R$ 1.500,00. Claro que é para a gente não achar caro quando pedem mais de R$100,00 para equalizar. Bom a gente saber dessas coisas.

Enviado: 03 Jun 2005 13:15
por JekRider
ary silva escreveu:É isso ai JEK, é bom saber que tem caras que gostao de se foddrr fazendo este tipo de trampo sem depender de mecanicos fdp que alem de foder alguma coisa ( espanar um parafuso ou qquer outra coisa ), tem o prazer de ver a galo ficar redondinha depois.
Mas e quanto a parte de cima :?:
Como é que vc regula a posição da agulha do estagio de alta, em que altura vc deixa a bicha, baixa para econimizar ou para beber em altas e passar dos 200 kM :twisted:
Abraçoes e grande trampo .


Grande Ary,,,

Cara nas agulhas não precisa mecher (melhor dizendo, nunca mexi :mrgreen: mas não precisa ) e para alterar os estagios Alta e baixa, não tem regulagem e sim somente a troca do Giglês por outros mais abertos ou mais fechados,, Quando fizer uma limpeza nos BURAS, vc pode tirar "todas as peças" e recoloca-las que não precisa de regulagem alguma :arrow: somente o da mistura do AR, que geralmente vem de fábrica com 2 à 2,5 voltas de abertura inicial... Mas ai é só vc contar quantas voltas tem os seus, aperteando o parafuso da mistura até o final do curso.. :wink: Não tem erro.

abração

Enviado: 03 Jun 2005 13:48
por JekRider
Carlão escreveu:Jek, a minha está um pouquinho desequalizada. Quando comprei mandei fazer e já rodei 20.000 kms sem mexer. Como uso apenas gasolina aditivada e o tal do bardahl, acho que os carburadores não devem estar sujos, então seria o caso de apenas regular certo? Depois que vi como vc fez, dá vontade de tentar também mas, se depois de montar novamente precisar dar uma regulada no parafuso do ar para 2 voltas e meia, por exemplo? Sem aquela "mardita" chave não vai dar, certo? É muito trabalhoso tirar os carburadores e colocá-los novamente? E aquela chave de regular o ar, será que é cara? Vc sabe onde ela é vendida?


Grande Carlão,,,

Cara, não precisa mexer nos parafusos do ar. Vc pode tirar e recolocar os carburados, inclusive lava-lo com thiner, sem precisar mexer nele..
. Eu mexi no meu para ver se da alguma diferença de consumo, mas ainda não noteu nada,,, Eu acho que vc somente precisa equaliza-los,, Para retirar os buras não é dificil, é só soltar 3 parafusos da caixa do filtro de ar, para recua-la pra tráz, ai ira sobrar espaço para remover os buras..
:arrow: O mais dificil é recolocar os flanges condutor de borracha de ar do filtro até os buras . :evil: .(é uma novela) A manhã é colocalos submersos em um recipiente com agua quente, que ai eles irão amolecer, ai fica facil de encaixa-los... :wink:

Quanto a chave,,, O unico lugar que sei que vende é a GALMAR, foi onde um camarada meu comprou junto com o equalizador... Mas eu não senti a falta dela durante a galoterapia...

Abração...

Enviado: 03 Jun 2005 15:44
por ary silva
João, é esse o nome do fabricante, comprei la nas bocas na EVEREST, a medida da ponta curva da chave tem 2,8 cm e o espaço nos buras do meio devido aos dutos do motor impedem o perfeito alinhamento e ajuste .
E JEK qual a posição das agulhas de alta que vc deixa :shock:

Enviado: 03 Jun 2005 18:54
por Carlão
Valeu Jek.