Alci Costa escreveu:Demétrio, parabéns pela empreitada e realizada com sucesso pelo visto.
Uma dúvida, como voce deixou a entender, não conhecia a rota, como andaram? GPS ou mapas com as rotas traçadas?
Dormiam apenas em unidades do Exercito ou hotéis.............
Abraços.
Valeu Alci, obrigado!
Realmente não conhecíamos o trajeto mesmo, saímos com 2 GPSs, um meu e outro numa carreta mas eles não funcionaram na Transamazônica.
Na verdade, foram poucos os lugares que eles funcionaram bem, devem estar precisando de atualização.
O que eu fiz e ajudou muito foram impressões detalhadas do trajeto no Google maps, principalmente no retorno. No mais era só seguir as placas, quando existiam né!
Quem previu nossa viagem queria que pernoitássemos apenas em unidades militares, o que era quase impossível, visto que as carretas só podiam rodar até o anoitecer, conforme prevê o CTB. Na verdade mesmo, e que fique só entre nós aqui do fórum, muuuitos de nossos chefes aqui não sabem nada de nada, sem exagero! Nunca pegaram uma estrada, não sabem a quanto anda um caminhão, acham que é a mesma coisa que carro, não tem noção de consumo de combustível, enfim, não sabem do que acontece na ponta da linha, das dificuldades que passamos na estrada. Dei apenas o exemplo de estrada, mas isso se aplica a várias outras funções.
Exemplo disso foi o trajeto planejado para o primeiro dia, Santarém - Altamira. Saímos de Santarém as 06:00 hs e chegamos em Altamira as 22:00 hs!

Ou seja, uma loucura dessas eu não faria mais não! Estávamos em estrada de chão batido, quase todo o trecho no meio do nada, só mato e estrada, sem sinal de celular. Imagina se acontecesse algum imprevisto nas viaturas, teríamos que pernoitar ali mesmo, numa terra sem lei, arriscando o pelego!
Depois disso me conscientizei que nossas vidas valiam bem mais do que isso e do que qualquer ordem absurda! Antes do anoitecer já parava numa cidade qualquer e pernoitávamos ali mesmo. Só seguíamos viagem a noite se faltasse pouco para chegar no próximo destino.
Daí aconteceu que não conseguimos fazer o trajeto inicial proposto, tivemos que dormir 2 noites em hotel, tanto na ida, quanto na vinda. O resto da viagem conseguimos chegar até os batalhões.
O segundo dia o planejado era Altamira - Marabá, sem condições!
Esse "desabafo" que postei aí, o Mussa deve saber muito bem, pois foi militar e praça quase a carreira toda, com certeza teve vários tipos de chefes, uns bons, outros mais ou menos e outros péssimos!
Bem, espero que tenha respondido tuas perguntas, Alci.
Abraço!